- Início
- Viver
- Gabinete Técnico Florestal
- Gestão Integrada de Fogos Rurais (GIFR)
- Áreas Prioritárias de Prevenção e Segurança (APPS)
Áreas Prioritárias de Prevenção e Segurança (APPS)
O sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais, define áreas com condicionamentos específicos ao nível das construções, circulação e atividades florestais, as quais designa por Áreas Prioritárias de Prevenção e Segurança (APPS). De forma, simplista estas áreas consistem nas áreas do território classificadas com perigosidade de incêndio Rural “Alta” e “Muito Alta”.
O principal objetivo das APPS consiste em minimizar a probabilidade de danos severos para as pessoas e seus bens.
De forma a homogeneizar a classificação da perigosidade de incêndio rural, foi elaborado pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, a carta de Perigosidade Estrutural 2020-2030, documento sob o qual se definem as APPS. Por se tratar de um documento muito penalizador, no que respeita às condicionantes impostas para os territórios do interior, foi definida pela Comissão Nacional de Gestão Integrada de Fogos Rurais, uma metodologia de adaptação das APPS aos territórios, pelo que se encontra em fase de adaptação das APPS na Região de Leiria.
Até que esta adaptação seja efetivada, são consideradas APPS as áreas do território de Pedrógão Grande, classificadas como Alta e Muito Alta, na carta de perigosidade de incêndios do PMDFCI.
Mapa de Perigosidade de Incêndio Rural, aqui.