Gastronomia
A gastronomia é a expressão e a arte de um povo, uma manifestação cultural. Está inserida no dia-a-dia das pessoas que resolveram dar mais valor ao que comem e bebem e, que acreditam que comer e beber bem, faz parte de uma melhoria na qualidade de vida.
Todos os povos têm uma maneira própria, característica de comer e cozinhar os seus alimentos de acordo com especificidades como por exemplo o clima, as características culturais, históricas, o tipo de fauna e flora, etc. Quase que podemos dizer que cada local tem o seu sabor!
No concelho de Pedrogão Grande, podemos encontrar uma gastronomia sobretudo de cariz rural, onde a agricultura, a pastorícia e a pesca são ainda, uma realidade.
Muitos dos pratos mais característicos, variam também de acordo com as ocasiões, como por exemplo a quadra natalícia, a Páscoa, ou até as várias Festas Feiras e Romarias tão populares na região.Existem, no entanto, aqueles que se distinguem e são mais procurados, nomeadamente o Pudim de Pão, o Cabrito, a Sopa de Peixe, o Bucho Recheado e os Maranhos.
O Bucho Recheado de Pedrógão Grande é uma iguaria que tem usos festivos diversos, percursos variados e algumas alterações decorrentes da maior ou menor escassez de alimentos da população que está na sua criação e origem.
Sendo reconhecido como uma iguaria tradicional inconfundível, o Bucho Recheado de Pedrógão Grande consiste no aproveitamento do estômago do porco (bucho), previamente preparado e posteriormente recheado com uma mistura de carnes de produção caseira.
É considerado historicamente um prato típico do Carnaval, altura em que acontecia a matança do porco. Para facilitar a conservação das carnes, eram feitos os enchidos, fumados à lareira, e salgadas as carnes. Por esta altura utilizavam-se os enchidos fumados e dessalgavam-se as carnes que, em conjunto com outras carnes de produção caseira (p.e. galinha, coelho, cabrito...), serviam para rechear o bucho do animal, previamente lavado com água e limão ou laranja e fumado no caniço.
Para a confeção do preparado utilizado para rechear o bucho eram cozidas e/ou guisadas as carnes, num refogado de azeite, alho cebola e louro. Posteriormente eram desossadas e desfiadas à mão e misturadas com pequenos pedaços de pão, salsa e ovos. Depois de recheados com preparado cosiam-se as aberturas com agulha e linha levavam-se a assar em forno de lenha.
O Bucho Recheado de Pedrógão Grande é representativo da identidade gastronómica da região e revelador da história das gentes que lhe deram origem. Pode servir-se coma prato quente ou frio, como refeição principal ou como entrada. Atualmente é comum fazer parte das mesas locais nas épocas festivas do ano inteiro.
Para dar a conhecer esta iguaria, pode aceder à página do Facebook da Confraria do Bucho Recheado de Pedrógão Grande, aqui.
Podemos considerar que também fazem parte da Gastronomia do concelho de Pedrógão Grande:
Peixe:
- As Trutas Grelhadas
- O Achigã e o Bordalo com molho verde
Carnes:
- O Cabrito assado
- A galinha corada no forno
- O bucho de porco recheado
- Os Maranhos
- Feijoada de Javali
- Torresmos
- Arroz de Sarrabulho
Sopas:
- Sopa de peixe
Produtos da região:
- Mel
- Queijo de cabra (fresco ou curado)
- Castanhas
- Azeite
- Nozes
- Vinho
- Aguardente de Medronho
Doces
- Arroz doce
- Pudim de pão
- Filhós
- Tijelada
- Sonhos de abóbora
- Bolo de Mel
- Pão de Ló