Museu Escolar
Visitas guiadas à sala museu "Memórias do Quotidiano Escolar" para a comunidade escolar e público em geral, através da divulgação das vivências da escola de antigamente.
A criação deste espaço museológico que, o Município de Pedrógão Grande coloca à disposição do público, foi inaugurado a 18 de novembro de 2017, numa cerimónia de reconhecimento público às mais antigas professoras do ensino primário. A iniciativa foi organizada pela autarquia, os antigos alunos e a comunidade em geral, dando-lhe o simbolismo merecido.
A abertura do espaço, teve como principal propósito a conservação de um conjunto de bens culturais recolhidos das antigas escolas do concelho. O acervo é composto por mobiliário, objetos escolares, material didático, documentos, livros, e muitas outras recordações, fruto de doações particulares tão característicos da sociedade e história da instrução primária portuguesa.
A recriação da sala de aula, constitui-se como um projeto cívico e pedagógico, com uma importante componente educativa, que engloba a organização de visitas guiadas, para a comunidade escolar, pessoas individuais, grupos, instituições públicas e privadas que pretendam conhecer o património escolar do concelho.
A sala museu está instalada numa antiga casa recuperada na zona histórica da vila.
O Ensino no Concelho de Pedrógão Grande
Em 1789, por provisão da Rainha D. Maria I, foi fundada em Pedrógão Grande uma Escola de Latim que funcionou até ao ano de 1863. Foi seu primeiro e último professor, respetivamente, o Padre João Nunes dos Reis e João Cabral de Brito.
O século XIX revelou a grande causa da instrução primária, com a abertura de várias escolas nos lugares do concelho. No ano de 1870 foi criada a Escola Oficial, em Vila Facaia, regida pelo reverendo Albino Simões Cardoso Dias e depois pelo professor Manuel Antunes Lopes. Em 1879, o professor Joaquim da Silva foi destacado para a escola de Altardo. Outros acontecimentos associados ao ensino das letras, como a fundação do Centro Escolar Democrático José Jacinto, antes da proclamação da República, dão-nos a conhecer o valor e importância desta terra. Durante 40 anos, Rosa Cardoso, foi professora no Centro Democrático, por onde transitavam alunos que eram excedentários das escolas primárias ou que, pelas suas idades, já não as poderiam frequentar.
A insistência na causa da instrução primária no concelho de Pedrógão e a determinação do Dr. José Jacinto Nunes, levariam à criação da Escola dos Escalos do Meio, a 21 de junho de 1913. Ainda a 29 de outubro, desse ano, o Inspetor das Escolas Mistas de Lisboa oficializa a formação de duas Escolas Móveis, uma, com sede nos Escalos do Meio, indicando como professor o cidadão Alcino Vicente Pinheiro e outra, com sede na Castanheira de Pera, destacando para o lugar de professor, José Henriques Coelho.
Na primeira metade do século XX deve-se aos professores Eulália Marques e António Amaro a mestria das primeiras letras na escola feminina e masculina. Na escola mista do Bolo, freguesia de Castanheira de Pera e concelho de Pedrógão Grande, lecionou o professor Ilídio Marreca.
Já nos anos 60, Afonso Lopes da Costa foi professor e delegado escolar em Vila Facaia. Em 1968 ainda não existia ensino infantil ou organização pré-escolar e na vila havia dois edifícios escolares com um total de quatro salas de aula. O restante concelho dispunha de 12 escolas com 14 salas de aula, onde, o ensino era ministrado por 15 professores regentes. Na década de 70 institui-se o ensino complementar em Pedrógão Grande, com a abertura da 6ª classe, na Escola da Devesa, regida pela senhora professora Hirma Ordens.
Nos anos 80 prestaram valiosos serviços à população, no ensino primário elementar, os senhores/as professores/as; Palmira Godinho, Rosalina Domingues, Maria de Jesus Quevedo, Maria de Lurdes Henriques, Lourdes Antunes, Laura Canelas, Cândida Rita, Maria Luísa Andrade, Noémia Barão, José Geirinhas, Maria Leontina Marques Dinis, Lídia Fernandes, entre muitos outros, que cumpriram com louvor o seu dever e missão.
Horário de Funcionamento
De segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 12.30h e das 14h às 17.30h.
Mediante marcação prévia: sábado, domingo e feriados.
Endereço: Rua 5 de Outubro
3270 - 108 Pedrógão Grande
Contatos
Telefone: 236 480 150/236 480 153
E-mail: arquivomunicipal@cm-pedrogaogrande.pt
E-mail: biblioteca@cm-pedrogaogrande.pt
E-mail: geral@cm-pedrogaogrande.pt
Copyright © 2023 Município de Pedrógão Grande
Todos os direitos reservados
POLÍTICA DE PRIVACIDADE