- Início
- Viver
- Cultura
- Biblioteca Municipal
- História
História
Em 1987 criou-se o Instituto Português do Livro e da Leitura, entidade tutelada pela Secretaria de Estado da Cultura, que tinha como objectivo a implantação de uma Rede de Bibliotecas.
A Autarquia Pedroguense decidiu candidatar-se a este Programa, para tal e com o apoio do Instituto Português do Livro e da Leitura adquiriu um edifício na Rua 5 de Outubro. Este edifício, residência particular, pertencente à Sra. Maria Susana Marques, foi recuperado e adaptado às funções de Biblioteca Municipal.
O projecto apresentado pela Autarquia Pedroguense foi aprovado pelo Instituto Português do Livro e da Leitura, sendo o contrato programa assinado a 18 de Dezembro de 1987. O edifício foi recuperado e a adaptado de acordo com o programa tipo para as Bibliotecas da Rede de Leitura Pública. No caso deste Município foi construída uma BM1 (Biblioteca Municipal, tipo 1), que foi inaugurada e aberta ao público no dia 24 de Julho de 1994, pelo então, Sub-Secretário de Estado da Cultura, Dr. Manuel Frexes.
Os Fundos Documentais da Biblioteca Municipal foram adquiridos antes da inauguração pela Autarquia, tendo a Fundação Calouste Gulbenkian doado cerca de 5000 monografias.
A Biblioteca Municipal disponibiliza aos seus leitores um conjunto de recursos informativos diversificados, cerca de 33 000 documentos: livros, publicações periódicas, audiovisuais, proporcionando aos seus utilizadores um conjunto de serviços: empréstimo domiciliário, acesso à internet, serviço de impressão e scanner, catálogo online.
Esta Biblioteca Municipal integra o Grupo de Trabalho das Bibliotecas de Pedrógão Grande, a Rede de Bibliotecas Terras de Monsalude (www.rbmonsalude.pt) e Rede Intermunicipal de Bibliotecas da Região de Leiria.
Uma biblioteca é o centro local de informação, tornando prontamente acessível aos seus utilizadores todo o género de conhecimento e informação. Os serviços das bibliotecas devem ser oferecidos com base na igualdade de acesso para todos, sem distinguir a idade, raça, sexo, religião, nacionalidade, língua ou condição social.