• Imagens
  • Imagens
  • Imagens
  • Imagens
Museu Pedro Cruz

 

Nascido a 30 de Abril de 1888 em Lisboa deixou um espólio onde figuram sete grandes livros onde coleccionou grande parte dos seus desenhos e apontamentos. São cerca de 1000 desenhos que vão dos tempos de Paris (1906 - 1910) até à data da sua morte em Janeiro de 1980.

     Foi o último sobrevivente de uma plêiade de artistas que surgiram no começo deste século e a quem muito ficou a dever a nossa cultura.

     Foi em Paris que se formou e os seus quadros figuram em museus de Sevilha, Brighton, Rio de Janeiro no museu da Marinha em Lisboa e em Pedrógão Grande - Museu Pedro Cruz - à guarda da Santa Casa da Misericórdia de Pedrógão Grande, onde estão patentes 62 quadros a óleo, 93 desenhos a carvão e lápis entre outras artes.

     Por outro lado um actor de Hollywood, Raymond Bua, popularizado pelas séries televisivas Perry Mason e Chief Ironside, adquiriu-lhe várias obras que figuram na sua colecção particular e outras que vendeu através de uma galeria de arte que era proprietário estando assim distribuídas por pequenos museus nos Estados Unidos e em colecções particulares na Califórnia e no Texas.