GeeksforGeeks logo

A Protecção civil é uma actividade desenvolvida pelo Estado e autarquias locais, pelos cidadãos e entidades públicas e privadas com a finalidade de prevenir riscos colectivos inerentes a situações de acidente grave ou catástrofe, de atenuar os seus efeitos e proteger e socorrer as pessoas e bens em perigo.

O Concelho de Pedrógão Grande é um concelho predominantemente florestal e é atravessado por uma via e comunicação estruturante – IC8, principais factores a ter em conta no âmbito da protecção civil.

A protecção municipal é da responsabilidade da Câmara Municipal e conta com parceiros qualificados e interventivos como os Bombeiros Voluntários, a GNR e o Centro de Saúde.

Competências:

1. Levantamento, previsão, avaliação e prevenção de riscos colectivos;

2. Informação e formação das populações, visando a sua sensibilização em matéria de auto protecção;

3. Inventariação dos recursos e meios disponíveis no concelho para apoio das acções de protecção civil;

4. Construção e manutenção de infra-estruturas de prevenção e apoio ao combate a fogos florestais;

5. Articulação com entidades competentes a execução de programas de beneficiação e Gestão da floresta;

6. Realização de simulacros nas escolas.

Em consequência dos incêndios que afectaram o concelho em 2005 e da vontade demonstrada por vários munícipes em colaborar e apoiar, a protecção civil municipal criou o Grupo de Voluntariado. Assim, existe uma coordenação de esforços a nível municipal. Neste grupo conta-se com o apoio incondicional do Grupo de Escuteiros de Pedrógão Grande. Se quer pertencer a este grupo de cidadãos dirija-se ao Gabinete Técnico Florestal da Câmara Municipal e inscreva-se.