• Imagens
  • Imagens
  • Imagens
  • Imagens
Rede Cultura 2027 reuniu com Agentes Culturais em Pedrógão Grande

encontroredecultura03Cerca de duas dezenas de agentes culturais do concelho de Pedrógão Grande marcaram presença esta segunda-feira, 26 de agosto, no Salão Nobre da Câmara Municipal, para mais uma reunião em torno da Rede Cultura 2027, a candidatura da cidade de Leiria com outros 25 concelhos a Capital Europeia da Cultura 2027, que Pedrógão Grande integra. Presentes, também, o Presidente Valdemar Alves, a Vice-Presidente Margarida Guedes, o Vereador Nelson Fernandes e os Presidentes das Juntas de Freguesia de Pedrógão Grande e Vila Facaia, respetivamente, Carlos do Jogo e José Dinis.

Este foi o segundo encontro dos agentes culturais do concelho, tendo estado presentes mais de duas dezenas de pessoas, entre artistas e escritores, associações culturais e autarcas.

Os trabalhos foram orientados pelo Coordenador do Grupo Executivo da Rede Cultura 2027, Paulo Lameiro, que explicou aos que compareceram pela primeira vez o objetivo destas reuniões, sintetizou o conteúdo da primeira e fez um breve balanço da candidatura desde o primeiro encontro.

Depois de se disponibilizar para esclarecer qualquer questão em volta da Rede Cultura 2027 e incentivar a interatividade com os presentes, quer através de questões, quer com sugestões, comentários ou críticas, Paulo Lameiro, passou depois aos temas em agenda, nomeadamente, a apresentação  da Plataforma da Candidatura, com validação dos agentes culturais de Pedrógão Grande; os procedimentos relativos à Agenda Cultural da Plataforma; a apresentação do Gamming e dos respetivos procedimentos inerentes e a apresentação da nova aplicação que será uma ferramenta mais interativa com o público.

Mais de duas horas após o início dos trabalhos, vividos intensa e interactivamente como se pretendia, de tal forma que não se deu pelo tempo passar, encerraram-se os trabalhos, não sem que antes se reiterasse a importância da criação de um Conselho Municipal de Cultura que reúna a massa crítica cultural do município que de forma estruturada possa pensar objetivos comuns, no qual, diga-se, o Município já se encontra a trabalhar.

No final, em breves palavras, o Presidente do Município, Valdemar Alves, reconheceu os méritos deste projeto, que considerou já se fazerem notar, e revelou-se convicto quanto à vitória desta candidatura.