Candidatura ao Portugal 2020 submetida: Eficiência Energética da Piscina Municipal

Eficiência Energética e reabilitação da Piscina Municipal

Pedrógão Grande submeteu Candidatura ao Portugal 2020

No passado dia 28 de dezembro, a Câmara Municipal de Pedrógão Grande submeteu a candidatura aos fundos europeus do Centro 2020 para a Eficiência Energética da sua Piscina Municipal. Este projecto irá contribuir para a melhoria da prestação do serviço e da disponibilização dos serviços municipais à população em geral, mas também às comunidades educativas que passaram a reutilizar este equipamento em maior abundância ao longo do presente mandato.

Num investimento total orçado em 375.103 euros, esta intervenção visa, entre outras, dotar o edifício de mais fontes renováveis de energia, como a solar, aumentar a sua capacidade térmica, de isolamento, impermeabilizações, renovar a cobertura do edifício, bem como renovar os sistemas de desumidificação e de tratamento do ar. Para além de esta intervenção permitir uma considerável redução da fatura energética, também permitirá reabilitar um edifício datado de 1993 já necessitado de algumas intervenções, sobretudo nos dias que correm.

Esta candidatura surge numa lógica estratégica deste Executivo, em exercício desde outubro de 2013, com o objetivo de aumentar as potencialidades das infra-estruturas públicas aproximando-as do cidadão. Estratégia que tem resultado, como é o caso concreto da Piscina Municipal, onde os utilizadores passaram de 5.130, em 2011, para 7.875 em 2016, representando um aumento substancial de 53,5%. O ano de 2015 foi o ano de maior utilização registada, com 8.724 utilizadores.