Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos

poseur portugal2020 ueCandidatura ao Portugal 2020 Aprovada: Cadastro das Redes de Abastecimento e de Saneamento de Águas Residuais e Construção de Sistema de Informação Geográfica

Foi aprovado a 2 de Setembro de 2016 pelo POSEUR - Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos, o projecto candidatado pela Câmara Municipal de Pedrógão Grande, intitulado de “Cadastro das Redes de Abastecimento e de Saneamento de Águas Residuais e Construção de Sistema de Informação Geográfica”.

Num investimento total de 184.131,00 euros, este é um projecto financiado a 85%, ambicionado pelo Município de Pedrógão Grande para intervir no seu ciclo urbano da água em todo o Concelho, promover uma gestão ambientalmente mais coerente ao usar melhor a água enquanto recurso natural, mas também reduzir a despesa financeira com água desperdiçada.
O Município de Pedrógão Grande candidatou a 30 de Outubro de 2015 um projecto de levantamento e homogeneização da informação cadastral das redes de Abastecimento de Água e de Saneamento de Águas Residuais e de desenvolvimento informático do Sistema de Informação Geográfica cujo modelo de dados comum permitirá incrementar a gestão eficiente, de modo centralizado, actualizado e sem redundância destes sistemas e consequentemente da água. Haverá assim um conhecimento e controlo integral de todas as infraestruturas por parte da Autarquia, o que permitirá no futuro maior viabilidade financeira, preservar melhor a integridade das infraestruturas, gerir de modo dinâmico os sistemas e reduzir as perdas e desperdício de água, apoiar modelos de exploração, expansão, reabilitação e manutenção.
Em suma haverá maior qualidade ao serviço e contribuirá para o desenvolvimento de uma gestão assente em princípios ambientais e da sustentabilidade.
O projecto iniciar-se-á em Outubro de 2016.