Logótipo e Manual de Utilização |
Proposta DE LOGÓTIPO e manual de utilização Apresentação do LOGÓTIPO Actualmente a Identidade Corporativa é um processo em que muitas instituições apostam uma vez que é muito importante o modo como pretendem ser percepcionadas pelo público em geral. É através da criação de uma Identidade Corporativa que se vão traduzir os valores da instituição através de vários elementos tais como: a marca gráfica da instituição, as suas comunicações (internas e externas), o seu ambiente de trabalho o atendimento ao público/cliente, os serviços, os produtos, etc. Portanto, a Identidade Corporativa, define quem a Instituição é. A Imagem Corporativa define como a empresa se parece, como ela é apercebida pelo público. A Imagem Corporativa é uma representação mental, no imaginário colectivo, de um conjunto de características e valores que funcionam como estereótipo e determinam a conduta e opiniões da instituição. Essa imagem passa pelo símbolo, um dos elementos base da identidade visual que pode integrar (ou não) o logótipo. Completamente abstracto e desprovido de significado, ou figurativo e representativo de conceitos caros à actividade da instituição ou à sua política, constitui frequentemente o elemento mais forte da identidade corporativa e concentra na sua simplicidade toda a força de uma identidade global complexa e de múltiplos significados. O logótipo é assim, a forma particular como o nome da instituição é representado graficamente, pela simples escolha de uma fonte de texto ou desenho original de um lettering específico. Juntamente com o símbolo, constitui a logomarca, no entanto, é frequentemente o único elemento e principal representação gráfica da mesma. “Dispensa palavras. Facilmente entendível, dificilmente explicável.” De forma a que o logótipo que aqui se propõe seja correctamente entendido e utilizado, reuniram-se as especificações, recomendações e normas essenciais para a preservação das características do mesmo, com o objectivo de facilitar a sua correcta e coerente utilização, propagação, percepção, identificação e memorização.
O logótipo O logótipo do Município de Pedrógão Grande, surgiu da necessidade de alcançar junto do público em geral uma imagem que, de algum modo, a representasse e identificasse de uma forma mais actual, acrescentando um novo dinamismo à sua missão de agente de desenvolvimento local. A dinâmica surge através das cores e da sua simbologia natural, aplicada às características mais fortes do concelho de Pedrógão Grande, através de formas em movimento e intimamente relacionados, reforçando a identidade de uma região e a sua visão de desenvolvimento. Refira-se ainda que o logótipo não pretende substituir o Brasão (este último com um carácter mais institucional e especificamente vocacionado para cerimónias de carácter oficial), mas sim complementar, sob ponto vista gráfico, a imagem do Município. O logótipo será utilizado em Cartas, Ofícios, Folhas de papel, produtos de merchandising, todos os materiais de comunicação da autarquia (internos e externos), faixas promocionais, a página na Internet, publicações, etc. Os diversos elementos gráficos / formas representadas têm o significado que a seguir se apresenta: · O verde O verde presente no logótipo representa o património natural do concelho de Pedrógão Grande, reconhecido por ser rico em fauna e flora aliado a belas paisagens. Representa assim a energia da “mãe natureza”, o seu vigor e energia, a fertilidade da terra e a esperança num futuro melhor. · O Amarelo (cor central) O amarelo presente no logótipo representa a energia do desenvolvimento sustentável. Está intimamente ligado ao património natural, ao património histórico e ao património hídrico e é visto, através da sua forma circular quase embrionária, como a cor da criatividade e optimismo num desenvolvimento das condições existentes no concelho de Pedrógão Grande, e a um crescimento sustentável. · O Azul O azul presente no logótipo representa o património hídrico do concelho de Pedrógão Grande. É também, a representação da sensação de tranquilidade que a água nos transmite espelhando a relação estreita do concelho com o Rio Zêzere, a albufeira do Cabril, a albufeira da Bouçã e as ribeiras que fluem no concelho, percorrendo a magia do verde e do sol. · O Castanho O castanho das iniciais maiúsculas, do nome do concelho, presente no logótipo representa a riqueza do património histórico e arquitectónico do concelho. Complementa-se assim um conjunto da identidade e características de um concelho com uma riqueza histórico-cultural forte e presente, sobretudo, no seu património arquitectónico do qual, constam dois Monumentos Nacionais (Ponte Filipina e a Igreja Matriz), entre outros, classificados como Imóveis de Interesse Público como por exemplo, O Pelourinho. O logótipo é o elemento principal da nova Identidade do Município de Pedrógão Grande. O logótipo é exclusivo desta instituição e foi expressamente desenhado, prevendo ao nível cromático, uma aplicação flexível. O logótipo deve ser utilizado em todas as aplicações gráficas na sua versão original e reproduzido a partir da arte final. O logótipo não deve nunca ser redesenhado, as suas proporções alteradas ou de alguma forma modificado. O logótipo não deve ser utilizado em texto corrido ou como parte da denominação legal da instituição. A dimensão mínima é de 20mm/8.66mm, a versão com esta dimensão deve ser apenas usada em documentos de tamanho A4 ou inferior.
O logótipo e a cor Preferencialmente o logótipo deve ser reproduzido utilizando as cores corporativas. Contudo, dada a flexibilidade de aplicação cromática, poderá também ser reproduzido conforme se exemplifica nas figuras. No caso de reproduções em baixa resolução ou baixa qualidade (ex. fax) pode ser utilizada a versão a preto do logótipo. · Reprodução do logótipo a cores As cores são parte da essência do logótipo, pelo que é importante que apresentem sempre uma aparência consistente. Versão a Cores Verde - c56 m0 y100 k0 Amarelo - c0 m11 y100 k0 Azul - c100 m0 y0 k0 Castanho - c61 m88 y96 k22 Preto Versão a P/b Preto O logótipo sobre fundos · Fundos com cor O logótipo pode aparecer sobre imagens coloridas. Deve ser utilizada a versão preferencial do logótipo sobre fundos de tonalidade clara/escura. Na eventualidade da aplicação sobre um fundo de tonalidade escura o logótipo poderá exibir um contorno claro de forma a destacar o mesmo. · A preto e branco o logótipo comporta-se conforme se exemplifica na figura.
· Reprodução do logótipo a cores As cores são parte da essência do logótipo, pelo que é importante que apresentem sempre uma aparência consistente.
Espaço livre De forma a manter a integridade visual, o logótipo deve ter à sua volta o máximo possível de espaço livre e nunca deve aparecer rodeado ou invadido por nenhum elemento gráfico, texto ou imagens. Por isso, também nunca deve ser colocado muito perto de elementos ou aplicações estranhos. A área mínima de espaço livre nunca deve ser inferior à ilustrada na figura em baixo, a não ser que assim seja definido para uma aplicação específica, como é o caso da sinalética.
Tipos de Letra · Utilização geral O texto integrante faz parte do logótipo e não pode ser alterado, devendo mesmo aparecer como imagem e não como grafismo, nunca se dissociando da restante figura. |