• Imagens
  • Imagens
  • Imagens
  • Imagens
  • Imagens
  • Imagens
Definição das Áreas Classificadas como RAN

     O município de Pedrógão Grande em 2005 procedeu à digitalização vectorial de todas as manchas da actual RAN e ao levantamento por GPS, dos regadios existentes no concelho. Após esta fase, enviou-se estes dados à DRAPC (Direcção Regional de Agricultura e Pescas do Centro) para a classificação das áreas que no futuro PDM ficaram classificadas como RAN.

     Com base nos dados enviados pelo Municipio de Pedrógão Grande a DRAPC, fez um levantamento de campo que culminou com a delimitação final da proposta da futura RAN (RAN “bruta”), que foi enviada ao município de Pedrógão Grande.

     O próximo passo foi definir os perímetros dos futuros aglomerados urbanos, para depois fazer a sobreposição com as áreas que no passo antes tinham sido definidas como RAN “bruta”.

     O Municipio de Pedrógão Grande executou um estudo exaustivo sobre todas as sobreposições das áreas classificadas como RAN “bruta” com as áreas classificadas como urbanas que enviou para a CCDR-C e para a DRAPC. Nesse sentido, realizou-se uma reunião sectorial organizada pela CCDR-C, entre o Municipio de Pedrógão Grande e a DRAPC e na qual foram debatidas uma a uma todas as sobreposições até se chegar a um consenso final, para que a DRAPC desse um parecer final positivo, o que aconteceu.

     Actualmente, espera-se a aprovação final das áreas classificadas como RAN, para o próximo PDM, por parte da CRAN (Comissão Regional da Reserva Agrícola Nacional)