Estudo Ambiental

Este relatório tem como objectivo salientar os problemas ambientais do Concelho de Pedrógão Grande, de forma a serem contemplados com possíveis soluções ou medidas mitigadoras por parte das entidades responsáveis. É parte integrante do processo de Revisão do Plano Director Municipal para a região, visando um desenvolvimento sustentado.

A qualidade de vida e a prosperidade a longo prazo exigem um ambiente são e a generalidade das populações arrogam um elevado nível de protecção ambiental. O desenvolvimento económico e a prosperidade crescente exercem constantemente pressões sobre a capacidade do planeta para suportar a procura de recursos ou para se regenerar da poluição e exploração a que é sujeita. A prospecção humana deve portanto continuar, mas de uma forma sustentada, i.e. “com um crescimento económico capaz de satisfazer as necessidades das nossas sociedades em termos de bem-estar, a curto, médio e sobretudo a longo prazo; supõe também que o desenvolvimento deve responder às necessidades do presente sem comprometer a capacidade de crescimento das gerações futuras” ( 1999, EU ).

Deve fazer-se uma abordagem interdisciplinar entre os instrumentos do ordenamento e planeamento do território e os estudos ambientais, de forma a obter os melhores resultados para se conseguir um desenvolvimento sustentado. Desta forma a gestão do território implica ter o objectivo programático de equilibrar e optimizar a protecção ambiental com o uso público e com o desenvolvimento económico.

O Planeamento territorial, em todas as suas fases, tem uma influência determinante no ambiente, uma vez que questiona os modelos de desenvolvimento, definindo a localização das actividades humanas, contribuindo assim para que haja um controlo do desenvolvimento integrando as preocupações ambientais e estratégias a favor do desenvolvimento. Visto que também controla a localização das actividades poluentes relativamente às características territoriais e ambientais tem o papel de prevenir a degradação ambiental. Por outro lado tem em consideração as carências e os objectivos das populações, desenvolvendo mecanismos de participação pública.

Neste contexto, no âmbito da Revisão do Plano Director Municipal do Concelho de Pedrógão Grande foi elaborado este relatório sobre a temática do Ambiente devido à sua importância na qualidade de vida das populações e na preservação dos ecossistemas.