• Imagens
  • Imagens
  • Imagens
  • Imagens
Cobertura do serviço

     O sistema público de abastecimento de água para consumo humano no concelho de Pedrógão Grande é assegurado pelo município. O serviço cobre a totalidade do concelho.

 

FONTES DE ABASTECIMENTO 

     O concelho é abastecido por duas captações, uma de origem superficial situada na albufeira do Cabril – Zona de Abastecimento do Cabril (ZAC) – e outra de origem subterrânea situada em Mega Fundeira – Zona de Abastecimento de Mega Fundeira (ZAM)

  

Zona de Abastecimento do Cabril (ZAC)

     A ZAC abastece todo o concelho com excepção da povoação de Mega Fundeira. O volume médio diário de água é 1330m3 e o consumo médio anual é de 459 170m3.

     A captação do Cabril é gerida pela empresa Águas do Centro S.A. que é responsável pela captação, tratamento e entrega da água ao Município de Pedrógão Grande.

     A ZAC é composta por 19 reservatórios dois dos quais com sistema de elevação.

     O Município de Pedrógão Grande fornece água para os concelhos vizinhos de Góis, Castanheira de Pêra e Figueiró dos Vinhos.

  

Abastecimento de Mega Fundeira (ZAM)  

     A ZAM resume-se a uma captação subterrânea (água captada de uma nascente), que abastece apenas a povoação de Mega Fundeira. O volume médio diário é de 2m3 e o consumo médio anual de 730m3.

     Esta captação é gerida pelo Município de Pedrógão Grande que assegura o tratamento da água bruta.

     A ZAM é composta por 2 reservatórios, sendo que um deles, assegura uma reserva de água prevenindo a sua escassez durante a época estival, o outro é responsável pelo abastecimento propriamente dito.