Centro de Interpretação Turistica

O Centro de Interpretação Turística (CIT) de Pedrógão Grande nasceu da necessidade real de promovalter a oferta Turística disponível na Região Centro do país, e em particular das Aldeias do Xisto e da Vila de Pedrógão Grande, constituindo-se como um projecto essencial de dinamização turística e de potenciação do desenvolvimento económico da região.

No CIT é possível explorar uma nova abordagem expositiva, recorrendo a um conjunto de tecnologias de ponta, inovadoras e extremamente apelativas para o público em geral.

Os objectivos do CIT são:

Explorar novas formas de abordar a informação utilizando como recurso tecnologias interactivas de ponta. O acesso a estas tecnologias permite criar uma maior proximidade e “vontade de experimentar” junto do público visitante, incluindo o público mais jovem, tornando-o assim mais permeável à recepção dos conceitos e conteúdos que se deseja transmitir;

Explorar conteúdos sobre a região, recorrendo às possibilidades digitais como forma de facilitar a abordagem de determinados assuntos que, de outra forma, dificilmente podem ser apresentados;

Possibilitar aos visitantes um conjunto de experiências inovadoras que dificilmente terão oportunidade de experimentar em outros ambientes tornando-se, desta forma, um elemento adicional de captação de potenciais visitantes;

Criar um espaço de inovação tecnológica altamente diferenciador face à oferta de outras instituições semelhantes, que se possa assumir como uma referência nesse meio;

Criar um elemento decorativo de elevado valor estético que valorize o próprio espaço.

O que o CIT oferece ao visitante:

alt

Piso 0: Um piso multiusos com uma zona expositiva dedicada ás Aldeias do Xisto. É composto por 6 áreas distintas: a recepção, o Café, uma área de acesso á Internet, uma área expositiva sobre a rede das Aldeias do Xisto, uma loja de venda de artesanato e a zona do pátio exterior.

Piso 1: Na área expositiva do piso um, estão disponíveis instalações interactivas que retratam de uma forma criativa e inovadora, conteúdos turísticos sobre a Região de Turismo do Centro, Rede de Aldeias de Xisto e, em particular, sobre a Vila de Pedrógão Grande.

EQUIPAMENTOS INSTALADOS

MAGIC BOOK

Este equipamento tem como objectivo introduzir/ apresentar ao visitante o Centro de Turismo e dar-lhe um enquadramento geral sobre as temáticas a apresentar,

O MagicBook proporciona uma forma alternativa, altamente interactiva e alttecnologicamente atraente de explorar conteúdos multimédia apresentados na forma de um livro mágico.

Este yMagicBook é apresentado através de um monitor Plasma, completado com um pequeno móvel com cenografia, onde está inserida a barra de sensores.

O elemento interactivo está no acto de folhear as páginas digitais do livro, que é feito através dos movimentos das mãos no ar. Cada página contém um conjunto de informação multimédia sobre o CIT, componente histórica do concelho de Pedrógão Grande, Rede das Aldeais do Xisto, Rede das Praias Fluviais, Actividades Turísticas e actividades tradicionais apresentadas na forma de imagem e texto.

YWALKalt

O Ywalk apresentar ao visitante uma mensagem de boas vindas de um modo interactivo e diferente.

A instalação interactiva procura criar um ambiente de interacção virtual e dinâmico, através da projecção vertical de um cenário imaginário. Neste cenário, é apresentada uma mensagem de boas-vindas.

É uma instalação colectiva, que permite que várias pessoas partilhem o mesmo espaço virtual e que, em conjunto, explorem e interajam com os elementos virtuais projectados que são, essencialmente, imagens.

YLIGHT

Este equipamento tem como objectivo fazer uma apresentação breve, aos visitantes, do património arquitectónico e natural do concelho de Pedrógão Grande.

Funciona com um comando que emite uma mira na projecção. Com a mira o utilizador selecciona a imagem que quer ver ampliada e carrega no A do comando, de imediato a imagem amplia e segundos depois aprece a sua descrição.

BANCOS INTERACTIVOS

Com esta instalação oferece-se ao visitante um local de descanso, permitindo-lhe ao mesmo tempo explorar diversos conteúdos associados ao concelho de Pedrógão Grande e à Região.

Ao sentar-se num dos bancos de apoio, o visitante pode seleccionar o elemento que pretende explorar, através de um painel de controlo apresentado no banco interactivo. Este painel é composto por um ecrã touchscreen onde são apresentados vários itens que podem ser explorados.

TANGITABLE

Esta instalação pretende proporcionar uma forma alternativa e atraente de explorar conteúdos relativos às grandes rotas do Xisto alt

Trata-se de uma mesa interactiva sobre a qual são apresentadas informações e diferentes tipos de conteúdos. A instalação é constituída por uma mesa sobre o tampo da qual é retro-projectada uma imagem. Através de uma câmara posicionada por cima da mesa é possível identificar acções que se desenrolam no tampo da mesma.

É apresentado um mapa onde estarão identificadas as 23 Aldeias do Xisto e 4 rotas que permitem ao visitante conhecer as diferentes aldeias, como chegar e o que visitar. Onde uma rota das rotas ligada o interior (Pedrógão Grande) ao litoral (Figueira da Foz) via património arquitectónico.

A esta aplicação está associado som, concretamente uma voz que vai dando indicações há cerca do trajecto. Note que cada rota está dividida em diferente troços de modo a dar relevância aos pontos de maior interesse do território

HOLOSCREEN

Este equipamento cria um ambiente imersivo onde os visitantes interagem com uma projecção usando os movimentos do corpo figura. Os gestos do utilizador fazem mover figuras e vídeos, estimulando a criatividade

Este equipamento tem como objectivo divulgar a rede municipal de percursos pedestres constituída por 8 percursos e intimamente ligada aos recursos hídricos.

Todos os Dias Úteis das 9:00H às 18:00H
Fins-de-semana e feriados: Das 10:00H-13:00H e das 14:30H às 18:00H