Rede de Bibliotecas das Terras de Monsalude é uma realidade

terrasmonsaludePedrógão Grande, Castanheira de Pera e Figueiró dos Vinhos assinam protocolo.

No próximo dia 9 de Junho, pelas 17.30 horas terá lugar a cerimónia de apresentação da Rede de Bibliotecas Terras de Monsalude na Casa Municipal da Cultura de Pedrogão Grande com a presença do Presidente do Município de Pedrógão Grande, Sr. Valdemar Alves; do Presidente do Município de Castanheira de Pera, Prof. Fernando Lopes e do Presidente do Município de Figueiró dos Vinhos, Sr. Jorge Abreu.

O Protocolo de Cooperação da Rede de Bibliotecas das Terras de Monsalude será assinado pelas 18 horas pelos parceiros envolvidos no projeto, seguido da apresentação do Catálogo Coletivo e Portal.

A Rede de Bibliotecas Terras de Monsalude, assenta na parceria entre os municípios de Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos e Pedrógão Grande, o Agrupamento de Escolas Dr. Bissaya Barreto, o Agrupamento de Escolas de Figueiró dos Vinhos, o Agrupamentos de Escolas de Pedrógão Grande, o Centro de Formação da Associação de Escolas do Mar ao Zêzere (Cenformaz) e a Escola Tecnológica e Profissional da Zona do Pinhal.

O topónimo Monsalude encontra-se na génese dos concelhos de Figueiró dos Vinhos e Pedrogão Grande, sendo que as terras do atual concelho de Castanheira de Pera se integravam na altura dentro dos limites do concelho de Pedrogão Grande. A escolha recaiu neste topónimo porque do ponto de vista histórico identifica um território comum aos concelhos que constituem esta rede de Bibliotecas, anterior à formação dos municípios.

Esta parceria cria uma rede interconcelhia de bibliotecas, que se baseia no trabalho colaborativo entre todas as bibliotecas das instituições parceiras ao nível da organização, gestão e disponibilização de recursos de informação, bem como da concretização de ações para o desenvolvimento de competências de leitura e literacia.