COMEMORAÇÕES DO 43º ANIVERSÁRIO DO 25 DE ABRIL

corrida25abrilO Município de Pedrógão Grande vai assinalar pelo quarto ano consecutivo o 25 de Abril que este ano celebra o 43.º aniversário do Dia da Liberdade, com um variado leque de iniciativas. O programa inicia-se no dia 22 e prolonga-se até 25 de abril.

Este ano as comemorações começam a pensar nos mais novos mas, naturalmente, de grande interesse também para os menos novos. Assim, dia 22 de abril, (sábado) a partir das 15 horas vão ter lugar no Jardim da Devesa várias actividades. Haverá espectáculos de Estátuas Vivas com Bocage, Fernando Pessoa, Camões e Florbela Espanca a marcarem presença com as suas performance sartísticas, imitando estátua scom movimentos dinâmicos e pausas, controlando corpo e mímica, prometendo prender a atenção dos presentes, dar brilho às comemorações e permitir até umas fotos para mais tarde recordar.

Haverá também uma exposição de ilustrações e interatividade com a ilustradora Inês Massano e a apresentação do livro “Portugal para Crianças” com a autora Danuta Wojciechowska.

Posteriormente, às 16H30, também no Jardim da Devesa, terá lugar a apresentação do livro “Lágrima” com o autor André Pereira, seguido da atividade “O que te quero dizer” com este escritor de cartas a pedido. Haverá ainda lugar para as crianças se deliciarem com as histórias infantis trazidas pela contadora de histórias, Mariana Machado. 22 de Abril é assim um dia para adultos e para crianças, para que toda a família possa vir passear junta ao Jardim da Devesa.

Dia 23 de abril, domingo, o programa terá início logo pela manhã, às 10H30 no Largo da Devesa com a 3ª Corrida e Caminhada pela Liberdade que desde a sua primeira edição tem constituído um enorme sucesso com a participação de centenas de atletas e populares. Também durante a manhã, com início e chegada no Largo da Devesa terá lugar o 2º Passeio BTT em colaboração com o PeraltaBTT que na primeira edição foi um grande sucesso.

De tarde, pelas 16 horas, na Casa Municipal da Cultura, integrado no programa destas comemorações, e para assinalar o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, terá lugar a apresentação do livro “Capitão de Abril” de Salgueiro Maia.

No dia 24 de abril, segunda-feira, o “Grupo Sem Batuta” apresenta o concerto “Cravos da Liberdade”, na Casa Municipal da Cultura.

Finalmente, no dia 25 de abril, pelas 10H00, tem lugar o Hastear da Bandeira nos Paços do Concelho seguido de uma arruada pela Filarmónica Pedroguense.

Às 11 horas na Casa Municipal da Cultura terá lugar a Sessão Solene das comemorações do 43º Aniversário do 25 de Abril, onde se seguirá a abertura da exposição “Cartazes de Abril”.

Visite Pedrógão Grande e participe nas comemorações!