Aprovada Candidatura para Plano de Regeneração Urbana

portugal2020NO ÂMBITO DO PROGRAMA portugal 2020

Município de Pedrógão Grande vê aprovada candidatura para Plano de Regeneração Urbana num investimento total de 1.201.092 euros

Celeridade de processos do Município valeu 10% de bonificação

Após ter recebido a confirmação de que o seu Plano de Ação de Regeneração Urbana era consistente, bem elaborado e consciente das necessidades de ordenamento, foi aprovada a candidatura do Município de Pedrógão Grande ao programa Portugal 2020 no valor global 1.201.092 euros, com uma taxa de comparticipação de 85% a fundo perdido. De realçar que 10% são resultantes de uma bonificação a que o Município de Pedrógão Grande, liderado por Valdemar Alves, teve direito dada a sua celeridade de processos para aproveitar o Acelerador 2020

As obras - à exceção do Recinto da Feira que já se encontra em fase de conclusão -decorrerão durante o ano de 2107 e têm como objetivo a concretização de duas obras constantes deste Plano: a requalificação do já referido Recinto da Feira e a requalificação do centro da Vila de Pedrógão Grande que transformará os arruamentos centrais e a sua ligação a Norte e à barragem do Cabril.

Recinto da Feira

O recinto da Feira é uma obra que já se encontra em execução. Localizado no centro da Vila e local de grande afluência em dias de mercado, necessita de estar plenamente reabilitado, mas também nobilitado para acolher com comodidade e segurança os clientes e os comerciantes, para de inerente necessidade mais abrangente de regenerar e qualificar a imagem e ambiente urbano da sede de Concelho, reforçando a identidade local. Neste sentido, pretende-se um espaço que acolha não apenas as habituais feiras mas também capaz de ser utilizado para eventos culturais e outros ao ar livre. O recinto da Feira é uma obra orçada em 46.092,22 euros, com comparticipação europeia de 39.178,38 euros, para a qual se prevê término na primeira metade de Dezembro de 2016.

Requalificação da Avenida Maria Eva Nunes Correa

A requalificação da Avenida Maria Eva Nunes Correa, um eixo central da Vila, é uma intervenção centrada na qualificação deste espaço público, que concentra uma multiplicidade de usos, nomeadamente habitacionais, comerciais de serviços, criando áreas de permanência e circulação pedonal que garantam condições de segurança e de qualidade aos utilizadores, bem como maior acessibilidade a pessoas com dificuldade de mobilidade.

Outras espaços também a intervencionar

Esta requalificação inclui também o Jardim dos Combatentes do Ultramar e o Jardim Luís Vaz de Camões, havendo a intenção de expandir os espaços verdes na zona da rua dos Combatentes do Ultramar, da Rua da Princesa Peralta e Rua Manuel Nunes Rodrigues. Por outro lado, é objetivo fundamental interligar melhores espaços âncora, como a Câmara Municipal, espaços bancários, comércio, associações, escolas e instituições públicas. A requalificação do centro da Vila de Pedrógão Grande será uma obra de 1.155.000,00 euros e decorrerá ao longo de 2017, com uma comparticipação europeia de 889.182,64 euros.