Área de Reabilitação Urbana (ARU) da Vila de Pedrógão Grande

A Área de Reabilitação Urbana (ARU) da Vila de Pedrógão Grande tem uma área aproximada de 74 ha, contempla o centro histórico – o núcleo urbano mais antigo e consolidado da Vila de Pedrógão Grande – e abrange a expansão recente onde se concentram os equipamentos desportivos e de ensino. A área delimitada na planta apresenta como eixo estruturante o troço da Ex-Estrada Nacional 2.

A degradação do edificado, aliada ao envelhecimento contínuo da população e à falta de dinâmicas contributivas para a criação de emprego e de investimentos externos que são igualmente determinantes para o desenvolvimento e regeneração da estrutura urbana, assumem-se como os principais problemas identificados na área que se pretende requalificar.

A resolução de todas estas patologias passa pela inevitável atuação e definição de uma estratégia adequada que procure abordar as componentes físicas, sociais, funcionais e ambientais, através de uma intervenção integrada que poderá ser concretizada, desde já, através da delimitação de uma ARU.

Deste modo, além de constituir um importante passo para a reabilitação e requalificação com incentivos à iniciativa privada, considera-se fundamental e quase inevitável a delimitação da ARU, uma vez que a partir da mesma será estabelecido um conjunto de objetivos estratégicos e específicos que permitirão criar condições favoráveis à Reabilitação Urbana.

OBJETIVOS ESTRATÉGICOS

1. Valorização do património edificado como fator de identidade e competitividade e potenciador do desenvolvimento turístico;
  2. Potenciar o desenvolvimento e a qualidade urbana;
  3. Potenciar o equilíbrio entre a paisagem urbana e natural;
  4. Diversificar e potenciar uma ‘oferta urbana’ qualificada, a nível de imagem, comércio, serviço e sociabilidade;
  5. Criação de Dinâmicas para a fixação de população;
  6. Dinamização e Articulação das dinâmicas culturais, sociais e económicas com o território regional e nacional.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

1. Promover a reabilitação físico-funcional
  2. Qualificar o espaço público
  3. Potenciar o turismo
  4. Apoio aos particulares

planta delimitacao aru pedrogao grande

foto 1 edificado foto 2 edificado foto 3 edificado
foto 4 espaco publico foto 5 espaco publico foto 6 espaco publico