• Imagens
  • Imagens
  • Imagens
  • Imagens
Estudos Demográficos

     Este relatório constitui um dos elementos que acompanham o PDM de Pedrógão Grande e pretende fazer uma análise e caracterização do concelho que permita avaliar alguns comportamentos, ao nível Demográfico, Socioeconómico e Habitacional, mais directamente envolvidos no “Estado do Ordenamento do Território”.

     Estes campos de análise, fortemente relacionados e dependentes, permitem determinar o conhecimento e comportamento da população no seu processo evolutivo, identificando os momentos de crescimento ou recessão, o estado socioeconómico e a capacidade de adaptação às novas dinâmicas, reflectindo-se no papel e posição que cada lugar ocupa na região que integra.

     Na elaboração destes estudos, recorreram-se fundamentalmente às estatísticas do INE, Recenseamento Geral da População e Habitação de 1991 e 2001 (resultados definitivos), Anuários, bem como a dados e análises já efectuadas no âmbito do PDM de Pedrógão Grande, publicado a 11/11/95, permitindo uma avaliação e actualização do conhecimento do comportamento ocorrido e então perspectivado.

     Por sua vez, a compreensão da dinâmica de construção, tipologias e número de edifícios, constitui factor essencial à análise socioeconómica e revela-se fundamental à formulação de políticas de ordenamento do território.

     Neste âmbito, este documento pretende reunir um conjunto de dados, informações e análises determinantes do desenvolvimento do concelho, verificadas numa perspectiva local e regional, que oriente, direccione e ajude a delinear e fundamentar novas estratégias de intervenção.