Projectos

1ºCEB PEDRÓGÃO GRANDE

O 1º CEB de Pedrógão Grande é de extrema importância para o concelho, apresentando uma localização estratégica, dado situar-se na zona escolar da sede de Concelho, tendo em conta as condições de acessibilidade. Não esquecendo, também, a localização na proximidade de infra-estruturas de interesse para os alunos, tais como: Centro de Interpretação Turística, Piscina Municipal, Pavilhão Gimnodesportivo, Complexo Desportivo (para a prática de ténis, futebol, andebol, etc., ao ar livro), Parque Radical, Agrupamento de Escolas de Pedrógão Grande e Escola Tecnológica Profissional da Zona do Pinhal.

A nova Escola Básica tem capacidade máxima para cerca de 150 alunos, distribuídos por 6 salas, num só piso, com uma área global de 1580 m2, combinado com um recreio coberto e uma zona de envolvência, a funcionar desde de 4 de Janeiro de 2010.

Este novo edifício dá resposta à necessidade de uma infra-estrutura moderna capaz de integrar o pré-escolar e o 1º Ciclo, ajustada às novas exigências da Educação.

ETL-EDUCAÇÃO EM TEMPOS LIVRES

O Município de Pedrógão Grande tomou a iniciativa de contribuir para a integração social, desenvolvimento intelectual e emocional equilibrado dos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico, através da criação do programa ETL, “Educação em Tempos Livres”. Desta forma pretende-se implementar e dinamizar um serviço de apoio às famílias do referido concelho, de acordo com as suas reais necessidades através do alargamento do horário aos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico, para além da componente lectiva dos estabelecimentos de ensino.

PROJECTO PmatE - PLATAFORMA DE GESTÃO DAS AEC'S - UNIVERSIDADE DE AVEIRO

A Câmara Municipal de Pedrógão Grande em parceria com A Universidade de Aveiro irá avançar para o Projecto Matemática Ensino – PmatE.

Consiste num projecto de investigação e desenvolvimento, com origem no Departamento de Matemática da Universidade de Aveiro, em que desenvolveram ferramentas informáticas e conteúdos em diversas áreas do saber.

A criação de uma estrutura digital para a representação de conteúdos, elaborada por professores das disciplinas, em que os modelos são a peça fundamental do software que o PmatE produz, quer do ponto de vista científico e didáctico, quer informático.

Este é um projecto singular, que desde 1990 tem vindo a desenvolver uma plataforma de Ensino Assistido por computador, que irá abranger o Ensino Básico no Município de Pedrógão Grande, com a produção de objectos de aprendizagem, Modelos Geradores de Questões e Conteúdos Digitais de Multimédia.

Desta forma, contemplam-se as seguintes regras:

- Redução de custos

- Reutilização

- Correcção científica

- Adaptação pedagógica

- Equidade na sua disseminação

- Critérios de viabilidade e acessibilidade.

Esta plataforma terá uma importância extrema na gestão, desenvolvimento de conteúdos e formação de professores do Ensino Básico, como também, professores das Actividades Extra Curriculares (AEC's).

CARTA EDUCATIVA

A Carta Educativa de Pedrógão Grande é um instrumento de planeamento e ordenamento dos edifícios e equipamentos educativos do Concelho, que tem como principal objectivo desenvolver o processo de agrupamento das escolas de forma a obter uma coerência satisfatória com a política urbana do Concelho, quer no presente e no futuro.

Existem várias estratégias contidas na Carta Educativa que têm alguns resultados, tais como: promoção de uma acção educativa de índices qualitativos de excelência, através da existência de estruturas físicas de ensino de qualidade e devidamente distribuídas pelo território em função da distribuição da população, e a implementação de valências educativas que forneçam aprendizagens complementares para o futuro das crianças e alunos.

A elaboração da Carta Educativa assentou em vários dados estatísticos e informações, tais como: informações, dados urbanísticos e cartografia; dados demográficos e socioeconómicos do INE e do Eurostat; dados recolhidos de trabalhos de campo elaborados pela equipa técnica de Neoterritório.

REGIME DE FRUTA ESCOLAR

O Regime de Fruta Escolar (RFE), que o Município de Pedrógão Grande requereu, tem como base contribuir para a promoção de hábitos de consumo de alimentos benéficos para a saúde dos mais jovens. O Regulamento (CE) nº 288/1009, da Comissão de 7 de Abril, estabelece as normas de execução no que respeita para a distribuição de frutas e produtos hortícolas, frutas e produtos hortícolas transformados, bananas e produtos derivados às crianças nos estabelecimentos de ensino. O RFE aplica-se aos alunos do Agrupamento de Escolas de Pedrógão Grande que frequentam o 1º Ciclo, em que o fornecimento destes produtos é de forma gratuita, duas vezes por semana, à população escolar abrangida.

Para o ano lectivo de 2010/2011 os produtos abrangidos, para o efeito, são: maçã, pêra, clementina e banana da Madeira.