Arquivo Municipal

O Arquivo Histórico foi inaugurado e abriu ao público com novas instalações em Julho de 2002, destinado a recolher, conservar e catalogar os documentos espalhados por diversos depósitos. As primeiras incorporações, constituídas por livros de actas, testamentos, correspondência recebida e expedida, requerimentos, autos de termos e posses e outros documentos tiveram lugar nesse mesmo ano. O período cronológico abrangido pela documentação histórica, individualmente identificado, tem início no ano de 1513 e estende-se até 1980.

A Actividade arquivística desenvolvida no Arquivo Municipal de Pedrógão Grande, após prévia candidatura e aprovação do acordo de colaboração ao programa de Apoio à Rede de Arquivos Municipais (PARAM), é supervisionada pelo Instituto dos Arquivos Nacionais/Torre do Tombo e pelo Arquivo Distrital de Leiria. Este acordo de colaboração entre o IANT/TT e a Câmara Municipal de Pedrógão Grande foi celebrado com vista à integração do Arquivo Municipal na Rede Nacional de Arquivos. O programa para além de prestar apoio técnico e financeiro, disponibiliza, junto da administração local, auxílio para a promoção na qualidade dos arquivos quer na vertente administrativa como cultural. Contudo, cabe às autarquias comprometerem-se a assumir responsabilidades na salvaguarda do património arquivístico. Passa pelas autarquias locais fazer a história de uma localidade ou região e isso implica recuperar memórias e vestígios onde as sociedades se inscrevem. Consequentemente, é direito e dever de todos os cidadãos, do Estado e das demais entidades publicas garantir o conhecimento da sua historia.

Neste sentido, a Câmara Municipal por intermédio do Arquivo Histórico tem o dever de promover a história do seu concelho e incutir hábitos culturais para a prossecução da salvaguarda do património. É com este intuito e com a vontade de conservar o nosso património documental que o arquivo histórico tem orientado os seus trabalhos de gestão arquivística. Para creditar este postulado tem vindo a manifestar um esforço relevante em adquirir, recuperar, classificar e armazenar informação. A preservação e incorporação no respectivo arquivo da documentação que se considera de interesse histórico – cultural, tem em vista o livre acesso à informação por parte de investigadores e cidadãos em geral.

É assente neste pressuposto que lançamos o apelo a todos os pedroguenses que possuam registos documentais, fotográficos ou outros de importância histórica para o concelho, que contactem o Arquivo Histórico e auxiliem o Município na preservação e divulgação da sua herança cultural.

Missão e Objectivos

Missão

De acordo com as orientações do Instituto dos Arquivos Nacionais / Torre do Tombo, o Arquivo Histórico promove uma política arquivística na recolha, salvaguarda, valorização e difusão do património arquivístico de interesse público, impulsionando a divulgação cultural, educativa e pedagógica de âmbito arquivístico.

O Arquivo Histórico vem desenvolvendo um conjunto de acções que visam a sua interacção com o respectivo meio social de modo a fazer chegar a documentação com interesse histórico-cultural a um maior número de utilizadores, que não apenas, investigadores, estudantes e utentes.

Objectivos

- Aumentar a acessibilidade à informação de arquivo;

- Fomentar o controlo de qualidade dos serviços;

- Divulgação dos serviços do Arquivo Histórico.

Na actividade do Arquivo Histórico é de distinguir o trabalho diário que permite a acessibilidade de documentos que constituem os fundos do arquivo municipal, essenciais para o estudo da memória colectiva. É este trabalho que determina a sua importância como veículo cultural reconhecido pela comunidade, útil à administração pública, procurada pelas entidades públicas garantindo a salvaguarda do seu património arquivístico.

Visitar o Arquivo Histórico

Os arquivos não são apenas locais de estudo, ou descoberta.

Extensão Educativa

Outra actividade de grande importância é o serviço de extensão educativa, que pretende dar os primeiros passos com as visitas guiadas ao Arquivo e com um conjunto de sessões pedagógicas sobre arquivos e história local. Deste modo, é possível realizar visitas a arquivos para tomar contacto com o trabalho desenvolvido ou ainda para conhecer exemplares do património cultural do nosso concelho.

As visitas podem ser organizadas para escolas, ou para qualquer tipo de organização e associação ou mesmo pessoas individuais que desejem e tenham curiosidade em tomar contacto com a realidade dos arquivos e conhecer a instituição, através de exposições, visitas às instalações e outras actividades relacionadas com o arquivo.

Entre os principais objectivos destas visitas destacam-se:

- Divulgar o Arquivo histórico, a sua missão e objectivos;

- Proporcionar aos cidadão um contacto directo com as actividades dos arquivos,

- Sensibilizar as populações, dando-lhes a conhecer o valioso património documental de que o arquivo é possuidor;

- Dinamizar a Instituição e a Comunidade, envolvendo os seus diversos Agentes.

Serviço aos Leitores

▪ Sala de leitura

▪ Reprodução de documentos

▪ Apoio nas pesquisas

Atendimento / Consulta - De 2ª feira a 6ª feira:

Manhã:9h00/12h30

Tarde:14h00/17h30

Requisição de documentos - De 2ª feira a 6ª feira:

Manhã:9h00/12h00

Tarde: 14h00 / 17h30

Arquivo Municipal de Pedrógão Grande

Rua Marcelino Nunes Correia

LOCALIZAÇÃO GPS

39º 55’ 04.28” N

8º 08’ 47.92” W

Venha pesquisar e informar-se acerca da nossa história, para melhor compreender o futuro!