• Imagens
  • Imagens
  • Imagens
  • Imagens
  • Imagens
  • Imagens
Museus

MUSEU PEDRO CRUZ

 

     Nascido a 30 de Abril de 1888 em Lisboa deixou um espólio onde figuram sete grandes livros onde coleccionou grande parte dos seus desenhos e apontamentos. São cerca de 1000 desenhos que vão dos tempos de Paris (1906 - 1910) até à data da sua morte em Janeiro de 1980.

     Foi o último sobrevivente de uma plêiade de artistas que surgiram no começo deste século e a quem muito ficou a dever a nossa cultura.

     Foi em Paris que se formou e os seus quadros figuram em museus de Sevilha, Brighton, Rio de Janeiro no museu da Marinha em Lisboa e em Pedrógão Grande - Museu Pedro Cruz - à guarda da Santa Casa da Misericórdia de Pedrógão Grande, onde estão patentes 62 quadros a óleo, 93 desenhos a carvão e lápis entre outras artes.

     Por outro lado um actor de Hollywood, Raymond Bua, popularizado pelas séries televisivas Perry Mason e Chief Ironside, adquiriu-lhe várias obras que figuram na sua colecção particular e outras que vendeu através de uma galeria de arte que era proprietário estando assim distribuídas por pequenos museus nos Estados Unidos e em colecções particulares na Califórnia e no Texas.  

 

CASA MUSEU COMENDADOR MANUEL NUNES CORRÊA


     A Casa Museu Comendador Manuel Nunes Corrêa, possui uma valiosa colecção de quadros e objectos pessoais outrora pertença do Comendador e sua esposa que fazem parte do seu legado a Pedrógão Grande.

    

   

 

   

   

MUSEU DE ARTE SACRA (Misericórdia) 

     Nas dependências da Igreja da Misericórdia funciona um pequeno mas valioso museu. Aí é possível admirar um retábulo sobre o «Milagre dos Santos», identificado pelos técnicos da Fundação Calouste Gulbenkian, como um dos exemplares mais raros no país no seu género, sete retábulos sobre a «Paixão de Cristo», um esquife antiquíssimo, um arcaz onde eram guardadas as opas e círios da Irmandade e ainda as seguintes imagens: S. Pedro, S. João Evangelista, (ambas séc. XV), Nossa Senhora do Leite, da Escola Coimbrã, e ainda Nossa Senhora da Nazaré, além de outras de menor valor artístico.